Sobre rular na life e o desastre do 3054.

Certos meios de promoção social são tão sujos e camuflados que passam despercebidos pelos olhos menos atentos não por preguiça, mas por inocência. Claro, levando-se em consideração de que não haja nenhuma pessoa próxima envolvida no desastre – eu também tenho coração.

Desde o acidente do vôo 1907 da Gol – que hoje uma boa parte das pessoas esqueceu por ser apenas o segundo maior desastre da história da aviação brasileira – o mesmo grupo de pessoas (pode anotar, são os mesmos de sempre) costumam colocar a flor no nick pra demonstrar estarem em luto.

Foi o mesmo no caso do menino João Hélio (valeu Gê), que foi arrastado pelas ruas do Rio no início deste ano. No dia após o acontecido, as flores tinham brotado nos nicks como uma Primavera instantânea, vendida em avulso em pacotes iguais aos de tempero de Miojo .

Na noite desta terça-feira, 18 de Julho, aproximadamente 200 pessoas vieram a falecer na colisão de um Airbus320, da TAM, contra o prédio da mesma que fica bem ao lado do aeroporto de Congonhas, na Grande São Paulo.

Se nenhuma das vítimas é seu parente, amigo, próximo, vizinho ou você sequer ouvira falar em toda a sua vida – e provavelmente nunca iria conhecer, sequer ouvir falar… É certo colocar uma flor no nick, demonstrando luto?

Não, na verdade se trata de uma bela hipocrisia.

Você não mudou o seu cotidiano por causa do acidente. Você não está de preto, sequer mudou sua rotina nem chorou por causa das vítimas. Por acaso você derramou uma simples lágrima sincera, no meio do seu dia, pensando na tragédia que aconteceu ali, praticamente do seu lado?

O que se fez foi ficar na frente da televisão vendo as imagens sendo reprisadas infinitamente, enquanto “especialistas” ficavam rebatendo de quem era a culpa. O que se pode fazer é simplesmente sentar, assistir e comentar. Por pior que seja, a nós civis não nos resta muito a fazer senão sentar e assistir.

Na verdade, a proliferação das flores nos nicks acontece numa reação em cadeia. Alguém pop coloca, os menos pop colocam porque pensam ser pop, então os menos pop ainda vão colocando, porque se todo mundo tá usando, é pop. A flor, que seria por luto e respeito aos mortos, passa a ser um adereço para tornar o seu nick mais engraçadinho e dizer que você tá na onda, respeitando os mortos mas sempre com estilo.

Faça-me o favor.

Quem acredite, que reze pelas almas dos que se foram. Quem não acredite, que respeite a crença alheia. Mas por favor, não use quem deixou este mundo como desculpa pra ficar rulando na life.

Autor: Raphs

Fisicamente, três anos a menos. Mentalmente, sessenta anos a mais.

33 comentários em “Sobre rular na life e o desastre do 3054.”

  1. Incrivel,é raro .. Mais hoje estou completamente do teu lado .. Concordo com tudo que disse,sem mais nem menos .. Essas florzinhas estavam me irritando e você escreveu tudo que eu queria ter escrito .. Valeu gracinha 😛 !

    Te amooo ! beijos … !

    Curtir

  2. Lixo..cada um se expressa da forma que quer.Será que flores ajudam em algo?? Não?? Criticar essa postura?? Tambem não.

    Só coisas fúteis para serem postadas mesmo.

    Curtir

  3. Sei lá;cada um tem opinião formada..acho que não é questão de ser pop,maioria das vezes colocamos no nick o que estamos sentindo,eu fiquei mal com o que aconteceu,cada um com seu jeito de se expressar.Agora o que resta é torcer para que não ocorra mais esse tipo de negligência no país,isso sim devia ser um post com objetivo.

    Curtir

  4. Uma amiga botou a florzinha no nick desde o João Hélio, a tal florzinha está lá até hoje. Prático, basta esperar a próxima tragédia.

    Sério, podia ser uma tarjinha preta, nom? Mais temático.

    Curtir

  5. Comentário de Rui

    Lixo..cada um se expressa da forma que quer.Será que flores ajudam em algo?? Não?? Criticar essa postura?? Tambem não.

    Só coisas fúteis para serem postadas mesmo.

    E esse comentário? Também não. Se você estivesse disposto a fazer alguma coisa, ajudar de alguma forma, estaria tirando a bunda da cadeira, não reclamando na internet.

    Botar a flor no nick é comodidade, só pra dizer que você tá fazendo algo e os outros não. Provavelmente você tá com uma no nick.

    Raul, você tá com uma, né.

    Curtir

  6. Raphael,

    Gostaria de publcar este seu texto na integra no meu blog, com os devidos créditos, claro.

    Aguardo uma resposta sua

    Visito a muito tempo seu site, comento pouco…

    Sem duvida um de seus melhores posts

    Abraço!

    Curtir

  7. Eu lembro do seu post do antigo OJ falando sobre o acidente da Gol. Sabia q ia rolar outro post desse.

    Tô virando vidente, ahá!

    Coloca um anuncio meu no seu blog Raphael? *_*

    Falando sério:

    Se o cara quer colocar flor no nick, que coloque. Coloca um aviãozinho tbém pra mostrar q a flor é por conta da tragédia do avião e não por aquele cara, talvez um pai de família, que foi morto no bairro mais afastado da sua cidade por causa de uma bala perdida. Afinal de contas, ele não teve seus quinze minutos de fama in memorian, então não merece ser lembrado.

    Curtir

  8. eu ‘tava pensando nisso ontem, tipo parecia que todo mundo tinha ficada EXTREMAMENTE tocado com 200 pessoas mortas, e eu insensível lá querendo saber os recordes do pan.

    sei lá, eu realmente não fico nenhum pouco chocado com nada disso, especialmente porque não tinha ninguém lá que eu jamais tenha sequer esbarrado. todo mundo quer me bater quando eu falo que são só números pra mim, mas me parece melhor que ficar remoendo lembranças de pessoas que eu nunca vi o-o.
    e luto fake é ainda pior.

    Fui Me
    Stay (SIC)

    Curtir

  9. Cara acabei de refazer o layout e só vi seu comentário agora, e demorei alguns dias para fazer isso, então trocar a fonte arrombaria meu layout mais do que o cú do theo.Mas tem um truque dos troos para aumentar a fonte caso não consiga ler.
    Põe um dedo no ctrl e outro no +/= aí faz isso até ficar uma leitura confortavel.Algo impossivel, pois meus textos continuam sendo horriveis mesmo aumentando.

    PS:Te conheço do fhbd, e você só dá replies de uma linha lá, pode tentar fazer o esforço de postar algo mais esclarecedor?

    Curtir

  10. ridículo o argumento que vc usou.
    tava ótimo o texto até usar o termo “pop” como justificativa.
    hipócrita é vc de achar que todo mundo poe a florzinha por esse motivo.
    me desculpe mas tem muita gente que realmente se importa com as vítimas, mesmo sem conhecê-las..
    já ouviu falar em compaixão?
    não interessa se não alterou rotina, cor da roupa ou esse tipo de coisa. tem gente que tenta demonstrar que liga pelo menos, muito melhor que assistir e comentar.
    sociedade do espetáculo do caralho.

    cuide com o que vc diz e as palavras que usa. criticar a veracidade dos sentimentos dos outros da maneira generalizada que vc falou é muito pior que a própria hipocrisia, que aliás, não faz mal a ninguém.

    vá reclamar de corrupção e violência.

    Curtir

  11. (F), seria legal se você deixasse algum tipo de identificação tipo link ou e-mail, pra eu me dar ao luxo de responder ao seu comentário com a certeza de que vamos chegar a algum lugar.

    Desculpe, mas não respondo comentários anônimos. É uma pena, eu até tinha ficado animado.

    Curtir

  12. Pode reparar que só nego que tem florzinha no nick é quem reclama. Uma coisa que me deixou muito feliz, foi ver que ninguém fez isso no MSN, sinal que ando escolhendo bem minhas amizades.

    PS: se o anônimo concorda até onde a parte onde ele lê hipocrisia, porque defende o sentimento de comoção dos ‘florzinhas’ depois?
    Contradição: a gente se vê por aqui.

    Curtir

  13. Porra, quer atitude mais pop do que a sua? “Ai, pronto desabafei. Quero mostrar pra todo mundo que sou muito alternativo e que não tolero esse tipo de atitude pop mainstream, ui!”.
    Digo que não estou de luto, muito menos frio ao que aconteceu, mas desabafar por causa disso? Oras, cada pessoa tem o livre-arbítrio de se sentir pop pelo menos uma vez na vida… Oras, quem não pensou nas pobres famílias que estão desesperadas e tristes pelo que aconteceu ao seus ente-queridos? Pelo menos, eu pensei.

    Curtir

  14. AFS COMO EU FAÇO Q NEM O CARA ALI DE CIMA EIN?HAUAHUAHA QUERO QUOET TB.!!!1!
    BELE?

    TIOP CHAMO PRO X1 VEIH N~UM DEIXA ACIM HAUhauHAIhaiuHAUhaiHAIhaiuHAIjheiaheiHEUuhuhewuHUHEUHAUHA

    pEgA nA fAkOsAh!

    SOU POP
    TO NO OJ
    FILMA EU
    AUAAUAHAUAHAUAHAUHAUAAUHA

    Curtir

  15. Eu tenho que concordar com vc, meu querido.
    no meu msn tbm brotaram um monte dessas flores e eu nem respondo quando me falam: “coloca ai uma flor no seu nick.”
    mas não é falta de sensibilidade, é claro que a gente fica chocado com o que aconteceu, é claro que a gente fica triste… mas daí a ficar colocando flor no nick, tbm acho hipocrisia!
    e colocar flor no nick é a menor delas, porque existem hipocrisias maiores.
    muita gente quer aparecer e se promover em cima dessas tragedias que acontecem.

    quanto ao seu questionamento sobre o nome do meu blog,
    o “Expresso” tem dois sentidos: do café entre amigos e de “expressar”.
    é uma brincadeira* com palavras, de certo modo.
    falando unicamente de café, é espresso mesmo, mas tanto no brasil como em portugal, tbm é escrito com X.
    ;o)

    Curtir

Deixe um comentário