Não tenho medo do escuro

Fãs de Legião Urbana, uni-vos. É hora de tirarmos nossas camisetas pretas do armário, rasgar as nossas calças à altura dos joelhos, deixando nossas pernas brancas e peludas à mostra, e calçarmos nossos tênis mais sujos.

Em 2004, quando o filme Cazuza – O Tempo Não Pára foi lançado, o ‘boom’ do rock nacional foi espetacular. Parecia que os fabulosos anos 80 haviam voltado, todo mundo havia vivido os 80’s à mil. Caso você tenha vivido numa caverna nos últimos vinte anos, os anos 80 foram marcados pela revolução e expansão das bandas nacionais, principalmente pela cena do rock de Brasília, influenciada pelo punk inglês – na época tocado nos lugares mais undergrounds de Londres.

A fama de Cazuza na época aumentou vertiginosamente graças à uma única pessoa: Lucinha Araújo, assessora de marketing, que nas horas vagas costumava atuar como sua mãe. Através de entrevistas e todo tipo de mídia disponível, Lucinha idolatrava o finado filho como um Deus. Tanta exposição fez com que Cazuza, de grande letrista e intérprete, passasse a ser venerado pela galerinha adolescente como MAIOR DEUS DO ROCK NACIONAL DE TODOS OS TEMPOS.


Cazuza é como meu amigo Théo, um tanga.

Se na época as camisetas estampadas com a face de Cazuza formassem um país, elas possuiriam o terceiro PIB, teriam a maior concentração demográfica e maior taxa de natalidade mundiais. O público da faixa dos 14-16 anos foi atingido por uma avalanche de Cazuza, Cazuza e Cazuza. Seu nome começava a encabeçar listas de ídolos, suas músicas eram as mais pedidas nos botecos, Cazuza virou ícone pop.

O combate era cruel. Os novos fãs queriam provar aos antigos fãs de que eram mais fãs do que eles, porque tinham acesso a muito mais informação, vídeos e uma quantidade muito maior de Mp3. Toda uma coleção de discos de vinil empoeirados perdem o valor quando se tem a discografia inteira num disco de DVD. Todos os fãs mais antigos, daqueles que viveram a época, que conheço simplesmente abominam o filme e a imagem construída de Cazuza após o mesmo. Ele foi anárquico, rebelde e talentoso, mas em momento algum foi um mártir, um salvador da música. O fato de ter morrido no auge, assim como Kurt Cobain, o transformou num mito.

A imagem de outro ídolo contemporâneo, Renato Russo, ficou mais discreta. Os dois eram bissexuais, usaram praticamente todo tipo de droga e eram soropositivos. Porém a contribuição de Renato Russo à música nacional foi muito maior: ele praticamente trouxe o Rock para Brasília. Junto de Flávio e Fê Lemos, além de André Pretorius, fundaram o Aborto Elétrico, talvez a maior influência do rock nacional de todos os tempos. Cazuza foi um grande poeta, se você souber algo que ele fez além disso, me informe.

O fato é que tão fazendo um filme sobre Renato Russo.

Desde o começo da humanidade, é de consenso geral que os fãs de Legião Urbana, talvez depois dos flamenguistas e dos viciados em quadrinhos, são as pessoas mais chatas da face da Terra. Se fôssemos dividir os fãs de Legião em três grupos, seriam divididos em mais ou menos isso:

Simpatizantes

Gostam da música, têm algumas mp3 no computador. Sabe a letra das músicas mais famosas, mas nada além disso. Não possui camisetas ou qualquer tipo de souvenir referente à Legião Urbana.

Fanáticos

Gostam da música, têm a discografia em mp3 no computador. Sabem a letra da grande maioria das músicas, sabem uma ou outra parte de toda a história da banda e de seus integrantes. Entrevistas e matérias que citam levemente a banda despertam sua atenção, discutem sobre Legião com seus amigos, sempre a colocando no pedestal mais alto do Universo musical.

DOENTES

São APAIXONADOS pela música, têm a discografia em mp3 e em CDS, além de alguns discos de vinil embrulhados em sacos plásticos, conservados desde a década de 80. Além dos discos do Legião, possuem todos os trabalhos solo dos integrantes e material do Aborto Elétrico. Conhecem a letra de todas as músicas já tocadas pela banda em quinze anos de carreira, desde as mais conhecidas até as mais obscuras, cantadas em shows ou as canções preferidas de Renato Russo ao chuveiro.

Também decoram as falas de Renato no espaço entre as músicas, coisa bem comum nos discos ao vivo. Além da letra, estudam religiosamente o significado de cada palavra, cada entrelinha das músicas.

Têm como mestre tutor e messias o próprio Renato Russo, sempre usando citações suas como se fossem ditados chineses milenares. Qualquer comentário ou ofensa dirigida ao Messias Legionário é abolida da face da terra ao custo de horas e horas de explicações sobre ‘quem foi Renato Russo’, ‘Renato Russo uma vez disse…’ ou ‘se você está sentado nesta cadeira de bar e tomando esta cerveja, pode acreditar que Renato Russo tem uma parcela de culpa disso’. E claro, sempre se referem ao Messias simplesmente como “Renato”, usando só o primeiro nome como se fosse só mais um parente próximo ou que freqüentasse sua casa todos os dias.

Sabem não só a história da banda como a biografia de todos os seus músicos, incluindo detalhes como nomes de parentes, freelancers que tocaram por meio show e por onde eles andam atualmente. Têm um caderno onde escrevem todas as letras de todos os discos, como se os encartes e as letras na Internet não fosse o bastante. Usam a mesma camisa preta do Legião, daquelas com letra de música nas costas, desde 1998 em todas as festas, bares, encontros e shows que vai desde então. Camisa, inclusive, que está CINZA e com as estampas caindo aos pedaços, impossibilitando o reconhecimento tanto das pessoas como da letra. Possuem todos os livros, revistas, matérias e citações de meia linha sobre o Legião Urbana já publicados em quatrocentas e dezoito línguas diferentes.

E principalmente: abominam especiais da Globo sobre o Grão Mestre Tutor Divino Messias Legionário Poeta Renato Russo. Segundo eles, ‘isso só contribui para a popularização do mito, atraindo falsos fãs”. Isso quando não dizem apenas “globo fdp faz td errado aff tem nd a ve…. aff carai renato foi mto mais q isso”.

***

É claro que existem muito mais pessoas que NÃO GOSTAM de Legião Urbana do que fãs. Pagodeiros, micareteiros, a turma do funk, do rap, do sertanejo, até os primos metaleiros não gostam de Legião. Perceba que quando o assunto é Legião Urbana, não existe meio termo. É como comer merda: ou você come e gosta, ou você abomina e… BLOARGHADS GAHD.

Fãs chatos se multiplicando exponencialmente, estou pagando pra ver. Tava sentindo falta de flames por aqui.

Autor: Raphs

Fisicamente, três anos a menos. Mentalmente, sessenta anos a mais.

67 comentários em “Não tenho medo do escuro”

  1. Eu gosto de Legião (simpatizante, de acordo com sua classificação), de quadrinhos e sou flamenguista.
    Ai socorro! Sou chata?

    Em tempo: As pessoas mais chatas do planeta são os botafoguenses e os colorados, isso é fato!

    Curtir

  2. Nos anos 2000, os fãs de Loser Manos ocuparam o lugar dos fãs da legião. Tu já foi num show dos caras? Tem uma parte da platéia que é simplesmente patética.

    E viva um viva para os malucos que em breve vão chegar aqui te xingando.

    Curtir

  3. @Pitombinha

    Cara, Flamenguistas estão MUITO ACIMA de qualquer outro torcedor insuportável. Colorados e gremistas pra mim são como aqueles mosquitos que sempre aparecem no teu ouvido quando tu quer dormir: não importa o que tu faça, tu não consegue se livrar deles.

    Agora botafoguenses nunca me fizeram mal, conheço um ou dois e eles mal falam sobre futebol :

    @marcus

    Los Hermanos é outra banda engraçada hasçldkhaskf os fãs tratam os caras como divindades, talvez se Legião Urbana não existisse eu estaria fazendo um post sobre esses caras.

    Nada contra eles ahsdçlkahsdf, nada a favor também.

    Curtir

  4. Porra, metade do post anti-cazuza, DE NOVO?

    MAS DE NOVO, CARALHO?

    CADE O NEGRITO PRA EU BOTAR NO DE NOVO

    CARALHO RAMBO

    Vamos evoluir, inovar, QUALQUER COISA, CHEGA DE FALAR QUE O CAZUZA TE DEIXOU MAGOADINHO POR TER FEITO UM SUCESSO GIGANTESCO QUE NÃO MERECEU (ou mereceu, quem diz que não mereceu são seus fracos argumentos réréré)

    Chega ok. Agora xô ler a parte do Renato Russo. AQUELE VIADINHO.

    Curtir

  5. “Cazuza foi um grande poeta, se você souber algo que ele fez além disso, me informe.”

    20 posts no Odeio e Justifico.
    Deixa que depois te linko, muito bom blog.

    Curtir

  6. Cara, poderia ter um meio termo entre fanáticos e doentes … Eu me enquadraria bem nele, eu acho.

    De qualquer forma, desde que eu não seja obrigada a escutar “novos” fãs falando que as melhores músicas da Legião são Pais e Filhos e Faroeste Cabloco, e que eu não escute ninguém filosofando sobre o que o Renato Russo pensaria desses emos ou algo do tipo, pra mim, tá tudo ok.

    E ser Fã da Legião Urbana é o mesmo que ser torcedor do Corinthians. Sempre tem alguém pra ficar falando mal, quiça, quem fala mal sabe mais da história do time e da banda do que eu própria, mas isso também não importa pq eu gosto da Legião Urbana, torço pro Corinthians e se me interessasse o que alguém pensa sobre o que eu penso eu teria um blog XD

    Mas idolatrarem o Cazuza não é tão ruim. Escutar as músicas do Cazuza também não. Melhor do que os funks da vida. E o Renato o Cazuza até eram meio chegados vai ….

    Curtir

  7. @Yane

    Corinthiana, gosta de Legião. Fale mais sobre suas qualidades heh

    Os dois eram ‘chegados’ mas nem tanto, mas não creio que rolava uma amizaaade e tal. De todas as entrevistas e livros que li, o Renato nunca sequer citou o Cazuza, o que é bem estranho pois eram contemporâneos.

    É um bagulho meio Eddie Vedder e Kurt Cobain, dois caras brilhantes, ao mesmo tempo, na mesma cidade, mas que publicamente ficavam cada um na sua. Interessante isso.

    Curtir

  8. Sim, eles eram chegados na banana. Ao menos eles assumiam né? Não eram enrustidos como certas pessoas …

    O que me faz acreditar q eles eram mais homens que muito homem por aí =)

    Curtir

  9. Raphs vou confessar q entrevistas e afins sobre Renato Russo, Legião, Cazuza et ecetera e tal, eu não li muito. Única coisa que posso falar que li foi o livro “Cazuza” onde o autor fala que o Renato foi um dos que prestaram homenagens no show que teve depois que o Cazuza morreu. Por isso usei o termo chegados, mas talvez pudesse usar : “conhecidos” =D

    Curtir

  10. @Kel

    Tu é chata assim e nem é fã de Kasuza? Diz de quê que você é fã, só pra mim adicionar às estatísticas…

    @Raphael

    “Perceba que quando o assunto é Legião Urbana, não existe meio termo. É como comer merda: ou você come e gosta, ou você abomina e… BLOARGHADS GAHD.”

    Adorei essa onomatopéia! Ri pra caraleo!! aueauaehuae
    Mas não concordo exatamente com isso. Aqui em fortaleza quase não se fala mais em Legião, apesar ver, vez perdida, encontrar alguém com camisa da banda. Enfim… eu não tenho nada contra Legião. Pra mim é como se fosse aquele cachorrinho com pata quebrada na rua: Já deve ter tido seu tempo de glória. Mas hoje dá pena. (e eu tenho nojo que chegue perto de mim)

    Curtir

  11. Bom, olá

    Gostaria apenas de dizer que é uma pena que voce nao escreva mais. Gosto muito do seu blog, vc escreve mto bem… parece-se muito comigo!

    baum…
    encontraste o meio termo: eu gosto mais ou menos de legião… de vez em quando dá tara de ouvir, mas enjoa rápido!

    Bju pôcê

    Curtir

  12. Não gosto de Legião e não gosto do Renato Russo. Minha mãe era amiguinha dele na época em que o Gilberto Salomão e Beirute eram os points aqui em Brasília, e sinceramente, o que tinha aqui em Brasília era um monte de playboy que gostava de punk rock, montava banda e reclamava dos… PLAYBOYS!

    E que as pessoas passem a ouvir Plebe Rude, que dessa leva de bandas é uma das únicas que presta. Embora o Seabra hoje em dia seja um loser viciado em cocaína que ainda mora com a mãe.

    Também não gosto do Cazuza…

    Curtir

  13. Queridos leigos, quando disse que é uma pena que ele não escreva mais, não sugeri que ele não estivesse escrevendo eternamente, a longo prazo, etc e tal…
    quis dizer que ele poderia muito escrever em quantidade maior…

    e também, caso tenha me escapado algo da tragetória do ”autor” do blog, me desculpem, mas eu conheci o blog ainda na segunda feira, entao nao pude ler tudo..!!

    e não… não comi maconha
    ^^

    XD

    Curtir

  14. Eu até escreveria mais freqüentemente caso fosse remunerado com ALMAS DE CRIANÇAS LOIRAS DE OLHOS VERDES NORUEGUESAS, DINAMARQUESAS OU SUECAS.

    Estamos abertos à negociação. Se alguém quiser entrar com algum lance, heh.

    Curtir

  15. Uns 2/5 dos comentários são do Kel, 1/5 são meus e 1/5 da Laura. Repare que nenhum deles adiciona ABSOLUTAMENTE NADA ao assunto em questão.

    Hahsdçlkf desvirtuaram mas é legal pra caralho ficar floodando nonstop.

    Curtir

  16. Renato Russo disse uma vez: “Puta que o pariu, mais uma biografia brasileira?”

    tsc tsc… quero ver o dia que fizerem uma biografia do Palhaço Carequinha, da infancia pobre até o estrelato circense!

    abraço!

    Curtir

  17. @Dayane
    “e não… não comi maconha”

    Pois devia experimentar… é doidera x.x

    Eu tbm jogava ragnarok. Mas joguei tanto que enjoei… agora passo o tempo lendo as merdas que esses blogueiros nerds escrevem.

    Curtir

Deixe um comentário