Jovem, aprenda a viver

Tome os caminhos errados. Os caminhos certos levam a futuros conhecidos. Qual a graça de saber pra onde se está indo? Qual a vantagem de se saber o que há no final da estrada?

Esqueça o passado, ignore o futuro. Você não vive mais há quatro anos e não precisa saber o que vai ser daqui quarenta. Viva apenas o presente, faça apenas o que acha divertido. Qual a graça da vida se não fizermos apenas o que queremos?

Lembre-se: somente os fracos se apegam a objetivos. Você já conhece a vida o bastante pra não encarar tudo no peito. Faça apenas o que achar conveniente, deixe o futuro acontecer.

Torne-se adepto do “deixe rolar”. O mundo é redondo.

Tenha o maior número de pecados capitais o quanto for possível. Orgulho, preguiça, luxúria, avareza, gula, vaidade, ira. Tudo que é bom é proibido.

Aprenda a devolver tudo na mesma moeda: seja mal compreendido, seja mal educado, seja malandro. Não há graça alguma em atingir o alvo sem sentir o cheiro da pólvora.

Tome atitudes impensadas. Aja por instinto, você herdou isso dos macacos. Aprenda a correr antes de caminhar, aprenda a gritar antes de ouvir. Cometa erros, troque os pés pelas mãos.

Compre roupas, sapatos, acessórios, cremes, perfumes, bijuterias. Sua vida não te agrada? Vire a mesa, a cadeira, os copos, tudo de uma só vez.

Troque tudo, desde os amigos até os móveis do seu quarto. Jogue o velho fora, adquira o novo. Gaste o que precisar pra te fazer bem.  E depois reclame. Muito.

Destrua seus inimigos, um a um. No final você reinará absoluto, sem objetivos nem rivais. Não era isso que você queria? Adquira novos inimigos e repita o primeiro passo.

Os amigos? Faça uma lista do que cada um tem a oferecer e mantenha somente os que ultrapassam os vinte itens. Os outros, bote a culpa no destino.

Faça amizades descartáveis apenas por conveniência.

Esqueça o amor. Siga os mesmos passos acima em relação a pessoas que te despertam tesão. Apenas tesão.

Reinvente conceitos. Se o mundo força a existência de certo e errado, faça tudo ao seu jeito. O certo é previsível, o errado é inesperado. Surpresas são legais, mesmo que sejam ruins.

Não tenha filhos, você não pode curtir a vida com uma âncora amarrada ao pé. Aliás, o mundo já é um lugar bem cheio de gente.

Acredite em horóscopo, búzios, tarô, mandinga, macumba. Faça vudu. Acredite que as pessoas são o que são única e exclusivamente porque algumas estrelas estavam no lugar errado, na hora errada. Leia apenas  Paulo Coelho.

Entre para a faculdade de psicologia. Quarenta reais a hora só pra balançar a cabeça e ouvir problemas alheios. A vida não pode ficar melhor que isso.

Viva, jovem, viva!

Saiba que esta é a única vida que você tem, mas faça dela a melhor vida que você já viveu.

dedicado a quem se identifica, inspirado em alguém

Autor: Raphs

Fisicamente, três anos a menos. Mentalmente, sessenta anos a mais.

39 comentários em “Jovem, aprenda a viver”

  1. Quando menos esperar, vai estar fazendo o contrário de tudo que escreveu. E mesmo que tente se libertar do destino, não vai conseguir Muahahahahaha devil

    É o destino … É o destino …

    Morra de pé ou viva de joelhos é isso q eu digo.

    Curtir

  2. copiou de onde? [2]

    toddy brinks, muito bom raphs..acho que eu me preocupo demais com o que vou ser no futuro, me preocupo com o que vai acontecer..vou passar a cometer mais erros :B

    Curtir

  3. Aprenda a devolver tudo na mesma moeda: seja mal compreendido, seja mal educado, seja malandro. Não há graça alguma em atingir o alvo sem sentir o cheiro da pólvora.

    Eu senti uma agulhadinha no peito qdo li isso,Me desculpaa amoorr?

    Curtir

  4. A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.

    Curtir

  5. ‘Tome atitudes impensadas. Aja por instinto, você herdou isso dos macacos. Aprenda a correr antes de caminhar, aprenda a gritar antes de ouvir. Cometa erros, troque os pés pelas mãos.’
    isso é MUITO bom, Tô começando a fazer isso ha um tempo, e faz um bem.
    Muito bom seu texto, mesmo.

    Curtir

  6. Algumas coisas eu me identifico, outras não. O fato é que somos muito idiotas ainda para assumir tudo o que fazemos.E ninguém está totalmente pronto pra curtir a liberdade de ser o que bem entende.

    Bom… eu ainda não estou!

    Mas gostei. Logo menos cai na rede com autoria do Luis Fernando Veríssimo, ou do Arnaldo Jabour. Hahahahahahahahahahahahahaha!

    Curtir

  7. puutz, muito bom. ‘esta é a única vida que você tem, mas faça dela a melhor vida que você já viveu.’
    eu tambem pretendo passar a cometer mais erros, e aprender com eles. tô aqui de passagem, e nao ha porque passar o inicio da minha vida me preocupando com o final. MUITO bom.

    Curtir

  8. Pra mim o melhor da vida é saber que tudo é passageiro e que o futuro é apenas uma ilusão. Gostei do texto, mas não me identifiquei muito. E acredito que se a pessoa fizer psicologia terá dificuldades em se comportar assim.
    Acho que as pessoas se preocupam muito com tudó separando sempre em certo e errado, esquecem de viver e reclamam demais 🙂
    No mais seu blog é muito criativo.
    Beijos alegres

    Curtir

  9. “Raphael disse:
    A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.”

    O problema em ser irônico é que quando não te entendem quem fica com cara de idiota é você =D

    Não adianta, ninguém entendeu aisduhaisudhasiduashdiausdh

    Mas vc me entendeu né?=)

    Curtir

  10. o melhor mesmo são os comentários. tão bom saber que as pessoas conhecem figuras de linguagem! 😀

    mas sério, parabéns.
    é realmente um texto muito bem escrito. ok, não sei mais o que dizer .-.

    Curtir

  11. “Raphael disse:

    A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.”

    eu acho que ninguem captou a menssagem ke o raphael quis passar…
    eu pelo contrario ja a percebi no momento ke li o texto… :]

    Curtir

  12. Boa noite, primeiramente gostaria de dizer que você escreve muito bem, sabe aonde não quer chegar, sem antes chegar (acho que é isso mesmo que quero dizer), mas essa ainda não é minha pergunta, mais me permita: Você tem algum histórico de patologia na família ou o que? O seu texto nos mostra uma liberdade desrespeitosa, onde não importa a presença do outro, desde que eu esteja feliz, é isso mesmo que compreendi ou estou sendo ignorante… Desculpe se fui grosso, só acho que as coisas não podem acontecer desta maneira.

    Curtir

  13. {Retificando o link do blog} .Meu Deus do Céu!! impressionante….. Adorei. Tô copiando pra colocar no meu blog, esta jóia da web!! hehehe Com os devidos créditos é claro!
    Um gde abraço!

    Curtir

  14. se você não tem pais ( todos mortos ) Deus não te ajuda,se sente um fracassado ,procura motivo para viver como eu,não tem muita auternativa é odiar a vida ,este é um fardo da alma,pois sua energia (vontade de viver) acaba e se você não tiver pessoas que realmente goste ou te ajude na vida acabara lascado a doença você consegue a cura mas a da alma é dificil de encontrar a cura,pois ja procurei jesus e fui rejeitado na igreja pelo povo dele

    Curtir

  15. Brother.. juro que acreditei em comentarios de pessoas que entenderiam o texto.
    pior é vc explicando o significado de ironia e as pessoas continuarem sem entender…
    triste ler “genial”s
    me identifico com vc escrevendo o post e sua inspiração, não com o texto.
    abs

    Curtir

  16. Nossa, me deu até uma dor ninguém ter entendido.
    Nunca comento em blogs, mas essa foi revoltante.
    Texto MUITO bom, ironia rules. Muito embora algumas das “dicas” possam ser usadas de forma homeopática. hahaha.

    Curtir

  17. Tinha esse texto salvo no pc na categoria “coisas para ler depois” e finalmente, após longo tempo, o fiz.

    É triste ver quantas pessoas simplesmente não se dão ao trabalho de pensar sobre o que estão lendo, simplesmente assumindo aquilo literalmente. E olha que passou longe de estar implícito o uso da ironia aqui. talvez uma “plaquinha de ironia” seja necessária na comunicação vez ou outra, como a “placa de sarcasmo” do “The Big Bang Theory”.

    À parte os comentários prévios, muito bom seu texto .

    Curtir

Deixe um comentário