Twittando e perdendo a razão

Uma das perguntas mais feitas pelos filósofos e aspirantes a pensadores em todos os tempos é: Qual o maior inimigo do ser humano? Pois caros leitores, fãs assíduos e pára-quedistas do Google. Venho através deste dizer que esta questão está com os dias contados – e que as soluções encontradas para este problema não são nada animadoras.

Cientistas do sul da Malásia ficaram ilhados por meses no teto de suas casas por causa de tempestades torrenciais e chegaram à conclusão de que o tédio é a maior moléstia à qual o ser humano pode se submeter.

Quando seres humanos estão tediosos, eles fazem besteiras. O ócio incentiva guerras, devasta civilizações e faz a gente engordar alguns quilinhos com idas e vindas da padaria do Seu Manuel, que serve roscas cobertas com leite condensado e côco ralado que são deliciosas e baratinhas.

Foi pensando em emagrecer alguns quilinhos que Evan Williams apresentou a última novidade – hoje já não tão nova assim – da Internet e no combate ao tédio virtual. O Twitter.

Pra quem passou os últimos vinte anos se alimentando de guano em cavernas escuras e perdeu as evoluções tecnológicas, a Internet começou a ser 2.0 em meados de 2006. Com o avanço das redes sociais como Orkut, Myspace e o próprio YouTube, a Internet passou a ser feita pelos próprios usuários. Chegava o fim a Era da Informação e começava a Era da Interação.

Evan Williams também é a mente por trás do Blogger, aqueela ferramenta medieval onde o OJ teve seus primórdios. Assim que Evan criou o Blogger, começou o fim do tempo virtual ocioso. Enquanto normalmente estariam conversando no ICQ ou bate-papos do UOL, os trilhões (!!!) de adolescentes desocupados e usuários do Blogger (redundância) começaram a varrer a Internet atrás de novidades para emporcalhar seus diários virtuais. A população de gifs epiléticos piscantes de bandas e celebridades alcançou níveis perigosamente altos e a novidade acabou se consumindo, enchendo o saco.

Como toda novidade, os blogs também perderam o hype. Somente os oldschool e alguns outros aventureiros continuaram investindo nisso. Outros desbravadores foram atrás de novas tecnologias, outras formas de passar o tempo. Vieram os fotologs, Videologs, sites de relacionamento. O passo final da evolução desta parte da Internet é o twitter.


– Ae mano fmz mas se nao vai fla ae pa noize o q eh esse tuiter mano????? noize queh sabe

O Twitter é a versão enxuta dos blogs. O sucesso dessa merda é tamanho que ganhou até termo próprio, micro-blogging: posts com limite de caracteres, frequentemente atualizado. O Twitter, no caso, permite até 140 caracteres por “post” e…

Vamos cortar o texto bem escrito, as definições complexas e todo o resto que ninguém se importa. Quem entra no OJ é porque gosta de ver o circo pegando fogo. Fato é que eu odeio o Twitter, e vou dizer porquê.

A única utilidade do Twitter é ocupar as tardes ociosas de um bando de gente que não tem o que fazer. A facilidade de postar besteira no Twitter é tão grande que a maioria dos usuários usa o serviço para mensagens interessantes como:

Claudinha: Acabei de almoçar, comi bife. Less than 2 seconds ago from web

Este é o chamado micro-blogging. O slogan do Twitter é “What are you Doing?”, traduzindo para os neandertais, “O que você está fazendo?”. Como se saber que a Claudinha comeu bife fosse a salvação da Internet, pessoas LOUVAM o Twitter e fazem dele a coisa mais importante de suas vidas, postando atualizações a cada quatro ou cinco segundos.

Marquinhos: Comprei um XBOX360. 1 minute ago from web
Marquinhos: Nossa ele tem jogos fodaaaa. 1 minute ago from from web
Marquinhos: Toma aí otários, XBOX360 >>> PS3  1 minute ago f from web
Marquinhos: @Robertinho você está com inveja porque eu tenho um e você não. Less than 2 seconds ago from web

Como visto neste último “micro post” de Marquinhos, o Twitter funciona da seguinte forma: se você escolhe por seguir as atualizações de certa pessoa, as atualizações aparecem na sua tela principal e você pode responder a ela através do próprio twitter. Essa interação é o que provavelmente dá a graça da coisa, embora eu continue não achando graça nenhuma.

Não é um vício, as pessoas apenas recorrem ao Twitter porque não têm nada pra fazer. Não é injusto dizer que TODOS, absolutamente TODOS os usuários do Twitter são desocupados. Pense da seguinte forma: enquanto você perde seu tempo fazendo um “post” no Twitter, você poderia fazer dois abdominais. Se o cara tem uma média de 50 posts por dia – e isso não é um exagero se tratando de Twitter -, eliminando os posts ele terá um abdômen definido.

Talvez no conceito fosse algo legal. As pessoas trocariam informações sobre alguma coisa, ou citariam coisas que estariam fazendo de interessante.

Jonas: Estou ouvindo o novo disco do Latino 1 minute ago from web
Borges: @Jonas e este disco tem boas músicas? 1 minute ago from web
Jonas: @Borges sim, reparei uma grande evolução musical no estilo deste artista único 1 minute ago from web

E temos aí um papo de alguma relevância. Mas o máximo que os twitters chegam é o seguinte:

Jonas: dae comi pao 1 minute ago from web
Borges: @jonas pao com q 1 minute ago from web
Jonas: @borges q de qjo?? 1 minute ago from web
Borges: @jonas pega no meu e da um bjo huahuauha 1 minute ago from web

Outra coisa sensacional é a narração de fatos bizarros em tempo real. Desde um ataque de formigas assassinas a uma invasão de robôs alienígenas gigantes chupadores de cérebros, os twitters adoram narrar eventos “interessantes”. Muitas vezes eles poderiam fazer alguma coisa para impedir isso de acontecer, mas deve ser muito mais emocionante se tornar uma celebridade online do que ligar para a polícia.

Marcelo_SK8: trabalhando no escritório novo, oitavo andar do prédio 19 minutes ago from web
Marcelo_SK8: dá pra ver meu carro daqui 16 minutes ago from web
Marcelo_SK8: aliás dá pra ver muitas gatinhas hehehe 7 minutes ago from web
Marcelo_SK8: tem um cara olhando pro meu carro 7 minutes ago from web
Marcelo_SK8: ele continua olhando 5 minutes ago from web
Marcelo_SK8: pqp, acho que tão roubando meu carro!! 4 minutes ago from web
Marcelo_SK8: aff acho que deixei a chave no contato… o cara tá saindo!!!  2 minutes ago from web
Marcelo_SK8: será que a seguradora cobre esse tipo de roubo??? #segurodecarro 1 minute ago from web
Marcelo_SK8: @Jonas dá pra acreditar que roubaram meu carro??? 1 minute ago from web
Jonas: dae comi pao… keh pao??? Less than 1 minute ago from web

Não que ter um blog seja algo melhor do que manter um twitter de sucesso e atualizado, coisa que muita gente TRABALHA pra conseguir. Eu só acho que escrever em um blog é menos retardado que twitter.

Eu deixo o exercício mental de imaginar o OJ como um blog de micro-posts para vocês leitores. Eu cometeria suicídio se conseguisse imaginar isso.

Alguem ker pao?

Update + Jabá

O Blog mais quente da atualidade é o SAC Divino, o blog corporativo mais aguardado dos últimos dois mil anos. Faça suas perguntas e ninguém menos que Ele responderá com toda o carinho que o Criador tem com sua criatura.

Autor: Raphs

Três palavras definem bem o autor: velho mau humorado. Fisicamente, três anos a menos. Mentalmente, sessenta anos a mais.

20 comentários em “Twittando e perdendo a razão”

  1. Confesso que me juntei aos loucos do twitter , que às vezes é utilizado como messenger e não como um simples “o que estou fazendo”.

    Vício é vício e essa nova-velha novidade não poderia ficar de fora… Um dia me canso e saio disso tb.

    vc faz muito bem de não twittar, não está perdendo absolutamente nada! 😉

    [ ]’s

    Curtir

  2. Eu tô inscrita nesse trem por questões acadêmicas, preciso ficar postando notícias interessantes e artigos sobre jornalismo quase todo dia.

    E tb tenho por questões de falta do que fazer: criei uma conta quando estava em greve e não aguentava mais ouvir falar da Eloá. Viu o que a mídia repetitiva faz com os seres humanos???

    Huahuahuahuahuahuahuhauhaua! Mas tem coisas que eu vejo lá realmente fora do contexto do suportável.

    Curtir

  3. Eu já tinha lido sobre Twitter e achei meio inúitl.
    Agora mesmo que eu não pego nele, vai que vicia.
    Eu já tenho muito ócio com que me preocupar.

    @Ingloryon
    Eu quero bolachaaa 8D
    Vem com Nutella neh?
    Se não, nem quero >.<

    Curtir

  4. euri litrus:

    “Rafael Assunção Morais said, on Novembro 6th, 2008 at 1:34 am

    Deus, to precisando de mais tesão, mais ação e mais aventura, conforto ateh q eu tenho o suficiente sabe, mas falta ai um poco de ação e velocidade na minha vida…

    tem como agilisar isso pra mim 😉

    abração J.C.!

    @Rafael Assunção Morais

    Abeçoado filho,

    Experimente passar Gelol nos ovos.

    Cordialmente,

    O Divino.”

    Curtir

  5. Abri uma conta no Twitter no fim de semana e até agora não entendi o objetivo dele. Eu heim… é só isso mesmo? Falar o tempo todo o que vc está fazendo? Mas… pra quê!?
    Hunf… não vai demorar muito e eu tô deletando o meu.
    A não ser que eu use o meu pra conversar com estrangeiros e treinar o meu inglês. ^^’
    Já é uma boa… hehehe!

    Ohhh, como eu prefiro o meu blog também, heim. Fala sério… hehehe…
    Falando nisso. Pode visitá-lo. rsrs!
    Gostei do seu blog. Até favoritei ele aqui…
    Até mais então.
    Um bjo,
    Fabiana.

    Curtir

Deixe um comentário

