E a multidão se manifesta…

… e me diz que não há porque encerrar o blog!

Sério galera, eu realmente queria parar por ali. Fechar, game over, passar a régua.

Os motivos eram os de sempre: falta de tempo e falta de interesse. Trabalhar, estudar e aproveitar o resto do tempo que sobra era uma tarefa complicada demais pra compartilhar com um blog, já que cada post demora quase dois dias pra ser escrito.

Sou tão objetivo quanto um autor de filosofia russo, preciso de dezenas de parágrafos pra tentar justificar minhas opiniões. Pra isso, leva-se TEMPO. É como eu disse no texto passado: se for fazer alguma coisa, faça-a decentemente. Não poderia encher isso aqui de tapa-buraco, não seria justo com vocês e não ficaria feliz comigo.

É muito complicado manter um blog em tempos de twitter, vlogs, lastfm e facebook. É como você manter uma oficina de vitrolas em pleno século XXI: você pode ter sua clientela fiel, ter o seu charme e sua honra, mas a maioria da galere prefere ipods.

A internet é preguiçosa, os leitores são preguiçosos. A regra geral se aplica a praticamente todos, inclusive você: lê o primeiro parágrafo, passa pelas imagens, lê algumas legendas e vai embora. Quando comentam, raramente é para discutir o post: apenas pega uma frase aleatória do texto e comenta sobre ela. Bom, eu fazia isso.

Comentários são o alimento do blogueiro, não nos deixe morrer de fome! O OJ sempre teve a filosofia de não usar piadas prontas, não seguir modismos, tudo isso em busca de uma identidade própria, uma personalidade. Ao longo de cinco anos, creio ter conseguido.

É o princípio da troca equivalente. Produzir conteúdo pra conseguir comentários, qual o erro disso?

Olha aí vamo chegando freguesia, montagem engraçada com e-mail de 1997 tá na promoção hoje hein gente vamo levar vamo levar

Me dou o direito de inflar meu ego esporadicamente, dá licença fazfavô.

No twitter (@raphs), muita gente veio me desencorajar a desistir da idéia. Por e-mail, surpreendentemente, recebi quase 30 mensagens me parabenizando pelo blog, condolências sobre o fim do mesmo e… um monte de evangélico revoltado, pra manter o padrão. Sério, aquele post me atormenta até hoje.

Queria compartilhar com vocês a alegria que senti lendo as mensagens de apoio. Não, não há como compartilhar um sentimento. Espero que vocês sintam isso um dia: por alguns segundos, me senti querido por pessoas que não conheço!

O que eu tenho a dizer é:

OBRIGADO

Vocês venceram: não há porque encerrar o blog. Durante muito tempo, eu fiz blog simplesmente pra mim: era um prazer brincar de escrever.

Percebi que é um prazer ainda maior escrever e ser lido.

Anúncios

Autor: Raphs

Três palavras definem bem o autor: velho mau humorado. Fisicamente, três anos a menos. Mentalmente, sessenta anos a mais.

31 comentários em “E a multidão se manifesta…”

  1. Boa Ralphs, já disse várias vezes o OJ é um dos poucos blogs da internet que se salvam das modinhas e das piadas prontas, na maioria você vê um e já viu todos, seus textos são ótimos e realmente os comentários são o que animam qualquer blogueiro a sentar e perder horas escrevendo

    Parabéns e seja bem vindo de volta.

    Curtir

  2. Me sinto no dever de te alimentar então, e se não comer tudo não tem guaraná (NOT).
    Porra valeu por voltar Raphs, ia fazer muita falta um mundo sem o OJ, suas cabeças de pedra da ilha de pascoa e as descrições de drogas (alias, vc devia se drogar mais mano, é como se eu ficasse doidão, só que é vc que pode morrer)
    Hoje o OJ (mesmo com esse nome horrivel que aprendemos a gostar) é um dos blogs mais picas da internet por ser original em todos os sentidos, seus assuntos, a forma que os aborda e suas montagens (drogas tbm mano)
    Essa parada ai, muito mais foda que vender batata frita na praça é ter um restaurante que não vende tanto, mas tem clientes fieis e de bom gosto (lágrimas).
    Continua firme ae brother
    abração

    Curtir

  3. Nossa, que lindo principalmente a parte …”Durante muito tempo, eu fiz blog simplesmente pra mim: era um prazer brincar de escrever.
    Percebi que é um prazer ainda maior escrever e ser lido.”
    Me emocionei!! Quase caiu uma lágrima (e não foi so porque escorreu protetor solar em meus olhos , rsrs). Adoro seu blog.. Desiste não, mesmo não sendo regular , não é a quantidade que importa, mas a qualidade do material.
    Beijokas

    Curtir

  4. Raphs, comentei 1, ou quem sabe 2 vezes aqui no blog… mas quando você e o Luke anunciaram que encerrariam as atividades, escrevi um e-mail gigante contando um pouco da historinha de como cheguei aqui em meados de 2007 e, conseqüentemente, conheci o que-diabos, ato ou efeito, e etc., falava também de como me sentia praticamente íntima de vocês e blá blá blá… mas fiquei com vergonha de mandar… pq tipo: não sou íntima vcs! rs

    De qualquer forma, fico muito feliz pelo seu retorno 😀
    Me sinto menos órfã agora!!!

    Bjs

    Curtir

  5. Blée, é claro que não podia acabar. Como você falou, o OJ é completamente original, sem piadinhas prontas e pans. E mesmo sendo um prazer enorme escrever e ser lido, continue escrevendo pro seu próprio prazer, até agora funcionou. (:

    Curtir

  6. Raphs, você que me deu coragem de montar o meu próprio blog! Sempre passo por aqui pra ler, e mesmo com as poucas atualizações, acho seus textos fantásticos. Com certeza o seu blog é o meu preferido de toda a internet. Fiquei até triste (é sério) quando você disse que ia parar, pois esse foi o primeiro blog que eu segui e que realmente gostei de ler. Resumindo: não pare não porque seu blog é muito foda!

    Curtir

  7. Também comecei a querer escrever quando vi o OJ, cara. Descobri o blog por um link do finado AoE e li até a última página… “Se você passou os últimos anos numa caverna comendo raízes”, “juntamos todos os habitantes na capela da cidade pra chupar cana e ver a boiada passar”, poooooorra, muitas emoções, cara! huahauhau

    Curtir

  8. poxa ‘-‘ me sinto culpado agora, nos 2 anos e meio que me mato de rir contigo percebi que nunca deixei mais doq 5 coments.
    seu blog é excelente é o único que acompanho, quando eu realmente n tenho nada pra fazer olho alguns com tirinhas ou piadas …ou porno (Y)

    quadno li seu ultimo post de despedida tive q informar mais 2 amigos no msn que OJ tinha acabado, foi a msm reação de informar que alguem tinha morrido ou seu site de magaonline saiu do ar… u,u

    prometo comentar sempre! o/

    Curtir

  9. Aeeee..
    Mano faz tempo que leio seu site, sempre me divirto com seus textos e passo a odiar as coisas junto contigo. Valeu mesmo pelo tempo e dedicação, de amigo blogueiro para amigo blogueiro.

    Sucesso e vamos trabalhar.. kd os posts jão??? vai vai ..
    rsrs

    abraços

    Curtir

  10. Como você falou, o cometário é o alimento do blogueiro!
    Aqui está o meu x-tudo quentinho! 😀

    Brincadeiras a parte, o que você falou é verdade.Cada dia mas esse povo ta preguiçoso para ler coisas na internet.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s