O Odeio e Justifico deseja um Feliz 2012 a todos vocês

fiquei curioso como os copos pararam nessa posição pra foto

Um desejo pra 2012?

Que ampliemos nossos horizontes.

Nos, os chatos realistas, temos o costume de traçar nossos horizontes a uma distância segura. Nem longe demais, perto de nossos sonhos, nem perto demais de nossa realidade. Ali, na fronteira onde o real beira a ilusão, acaba nosso mundo.

E por horizonte, me refiro a pessoas, lugares, atividades, gostos, perspectivas.

Sabemos tudo de muita coisa. Nos julgamos os mestres do comportamento, os reis das boas ações e os pilares do bom senso. É senso comum achar que entendemos muito sobre pessoas, sobre conceitos, sobre comportamentos – e é ali que traçamos o nosso horizonte. Por ser assustadoramente próximo ou absurdamente longínquo que possa ser este horizonte, nós traçamos esse limite e não nos damos conta disso até que o dia chega.

Eu mesmo nunca me dei conta de que o meu próprio horizonte fosse tão próximo.

Temos pessoas incríveis ao nosso lado, temos ótimos amigos (todos temos os melhores amigos do mundo) e conhecemos lugares ótimos – e é perfeitamente confortável assim.

Mas uma hora não vai estar. E quando essa hora chegar, e ela sempre chega, é preciso fazer alguma coisa. Uma mudança de atitude ou uma atitude inesperada, um pulo no escuro ou uma decisão mal tomada. Se tudo na vida se divide entre certo e errado, isso é bom: não importa o que há no fim da estrada, pelo menos você foi a algum lugar.

Ficar parado, não.

Pensamos que sabemos de muita coisa. Sempre haverá alguém pra te mostrar que não sabemos NADA sobre comportamento. Sempre haverão conceitos que mudarão na nossa frente, e nós nos acostumaremos a eles novamente. Por mais que pensemos que temos o controle de nossas vidas, NÃO O TEMOS, porque nossas vidas dependem de muita gente.

E o mundo, meu amigo, tem gente pra caramba.

Toda a consciência e o controle que pensamos ter de nossas vidas não passa de pura ilusão. É confortante pensar nisso, mas é vicioso e perigoso. Você passa anos na sua zona de conforto quando um ASTERÓIDE cai na sua sala e sua casa pega fogo. E aí, tu vai ficar sentado chorando ou correr pra construir outra casa?

É nos momentos de insanidade e descontrole que a vida nos testa – esta é a verdadeira seleção natural. A vida não é levada de forma a aproveitar o momento que estamos sorridentes em cima do morro. A vida acontece de verdade praqueles aprendem a levantar depois de despencar desfiladeiro abaixo e sair assoviando uma bela canção.

E não adianta apenas esperar pelo melhor. Não é só se jogar penhasco abaixo e esperar pousar em cima de uma plantação de ovelhas. Você pode esperar a vida toda e o melhor não vir. Apenas trabalhe por isso. Seja gentil, seja confiante, seja esperançoso, mas nunca deixe de aproveitar as oportunidades que se apresentam.

É como dizia Jesus Cristo, se a vida te dá limões, traga tequila e faça uma festa. Ouça uma banda nova, coma num lugar novo, converse sobre assuntos diferentes com pessoas diferentes. Aceite mais opiniões e opine mais. Crie amizades, desfaça as que não te fazem bem.

Nada acontece se não mudarmos alguma coisa. Dê o primeiro passo e veja as linhas desse horizonte se expandindo, bem na frente dos seus olhos.

O Odeio e Justifico lhe deseja um Ano Novo espetacular, cheio de novas atitudes e brinda o ano que se encerra com a foto desde carismático rinoceronte:

sempre sobra pra ele

Autor: Raphs

Fisicamente, três anos a menos. Mentalmente, sessenta anos a mais.

4 comentários em “O Odeio e Justifico deseja um Feliz 2012 a todos vocês”

Deixe um comentário